segunda-feira, 11 de outubro de 2021

AGP promove em 2022 em diversos locais uma exposição sobre José Saramago.

Tendo como objetivo reconhecer o mérito, a relevância, o apoio e o contributo para as artes, foi deliberado pela direção da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, com sede na Figueira da Foz, organizar uma exposição de pintura e fotografia sobre o centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura José Saramago, que decorrerá de 15 de janeiro a 31 de dezembro 2022 e estará patente nos seguintes locais e datas:

Biblioteca Municipal da Golegã - janeiro e fevereiro; Casa dos Pescadores da Costa de Lavos - março; Junta de Freguesia de Ferreira a Nova - maio; Casa da Cultura de Setúbal / ARTISET - julho; Galeria Tua Cara - Buarcos - setembro; e na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz - novembro e dezembro.

Os interessados deverão entregar as obras a apresentar até dia 10 de janeiro de 2022 pessoalmente. Ou então via CTT, ou empresa de transportes para AAAGP (Maria Marques) Rua Dr. Duarte Silva, 73, 3080-040 Figueira da Foz.

Os trabalhos poderão ter as medidas até 100X81. O formato A3 é a medida mínima aceitável e cada artista pode expor duas obras.

O tema: José Saramago. As obras deverão ser acompanhadas da ficha de inscrição preenchida em todos os seus campos, estar devidamente acondicionadas e acompanhadas da respetiva ficha de inscrição, e em condições de serem transportadas e expostas, fazendo-se assim acompanhar de todos os meios necessários à sua montagem. Aconselha-se a que seja utilizada embalagem tipo envelope para que depois possamos reutiliza-la aquando do reenvio das obras a cada local de exposição, e no final ao seu autor.

As obras deverão estar, obrigatoriamente, assinadas e identificadas. No verso deve constar o autor, o título da obra, as dimensões, e o preço se for caso de venda. Se alguma obra necessitar de proteção deverá ser utilizado um material inquebrável, não sendo aceites, em caso algum, obras protegidas com vidro.

A organização não se responsabilizará por danos, perdas, estragos e roubos ou por situações imprevistas. Porém, os concorrentes que desejarem, poderão contratar por sua conta e sob sua responsabilidade, qualquer tipo de seguro que entendam necessário.
O transporte das obras, montagem e desmontagem da exposição nos diferentes locais terá um custo suportado pela AAAGP, no entanto apelamos que os artistas participantes possam contribuir com o que lhes parecer, sendo-lhes passado um recibo de Donativo.

Os participantes beneficiarão de: Um diploma referente a cada local onde expuseram, carimbado e assinado pelo responsável do espaço e por Conceição Ruivo presidente da AAAGP; Comunicação e divulgação da exposição; Cocktail de abertura - número de convidados em aberto.

Será também elaborado um Caderno Municipal, ou seja, um livro editado pela Biblioteca Municipal com o apoio do Município da Figueira da Foz e da AAAGP, com as opiniões dos participantes neste projeto, com literatura em prosa, poesia e ilustração "O que sente quando lê Saramago? - O que o fascina mais em Saramago?" (oportunamente serão dadas mais referências a este item). Para a realização deste livro será necessário uma versão do curriculum vitae / artístico de cada participante (resumido a 1 folha A4- em extensão .DOC/.DOCX. e fonte Times New Roman 12, espaço 1,5).

Poderá surgir a oportunidade de realização de duas viagens. Uma à Fundação José Saramago na Azinhaga do Ribatejo, aquando da exposição na Biblioteca da Golegã, em fevereiro. E outra em junho ao Mosteiro de Mafra onde se desenrolou o livro Memorial do Convento, e a Lisboa à Casa dos Bicos.

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Notas extras: A AAAGP envidará esforços na aquisição de obras por outras entidades, não retendo qualquer percentagem; As obras não poderão ser retiradas ou substituídas, sob qualquer pretexto, antes do encerramento da exposição. E após este, as obras deverão ser retiradas dos locais de receção inicial até ao dia 31 de dezembro de 2022. As obras poderão ser reenviadas, ao seu autor, à cobrança. A partir dessa data as obras que não foram reclamadas pelo autor ficam a pertencer à Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa. Os artistas concorrentes aceitam que a organização utilize os materiais que lhes respeitam, a sua reprodução e as diferentes formas de divulgação e promoção.

A organização reserva-se ao direito de deliberar sobre os casos omissos neste Regulamento.

Quaisquer comunicações ou pedidos de informação deverão ser dirigidos à direção da AAAGP, ou utilizar os seguintes números de telefone: Conceição Ruivo, presidente (351 965523499); Graça Cunha, secretária (351 963449198); Anselmo Simões, tesoureiro (351 962613503). Ou email (asociacion.aaagp.pt@gmail.com).

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Regulamento aprovado em ata de Direção e Assembleia Geral realizada a 18 de setembro de 2021.

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