domingo, 12 de dezembro de 2021

Artista plástico Conceição Ruivo doa obra de arte com 20 anos à Junta de Freguesia do Alqueidão!

A doação de obra de arte explicada pela autora: 
"A ceifa do arroz ou o chapéu da ceifeira, como queiram, é uma das minhas melhores obras de sempre. Executada há 20 anos numa altura em que para mim, como artista plástica, os sonhos prevaleciam e eu acreditava que um dia a minha tapeçaria seria valorizada. Foi mais uma que fiz, esta não em referência ao mar como quase todas as que executei. Tinha o cuidado de trabalhar com fibras têxteis apenas naturais e não usar colas nem outros materiais sintéticos. 

Adquirindo no Alqueidão o chapéu de palha ainda do tempo das mondadeiras dos anos 60, não hesitei em colocar mãos à obra. Foi uma peça que me deu muito prazer executar, lembrando-me dos ranchos de raparigas que a pé se dirigiam às terras de arroz, com os seus aventais de chita colorida, como alegres elas eram com os seus cantares e de foicinho ao ombro e chapéu de palha na cabeça. 

Passados estes anos, e porque não faz sentido armazenar obras de arte em casa, resolvi finalmente entregá-la a alguém que a merecesse. 

Custou despegar-me dela. É como um filho que se solta de nós. É como um tempo vivido com determinada emoção que não volta mais, pelo menos da mesma forma. Mas fico feliz porque a Junta de Freguesia do Alqueidão é o sítio certo para ela ficar em exposição e certamente bem estimada, perdurando o nome da artista Conceição Ruivo. Um agradecimento à senhora presidente Clarisse Oliveira por me receber com tanto carinho na terra que me viu crescer. 

O Alqueidão conta ainda com outras obras de arte de minha autoria - alusivos também à monda e à colheita do arroz - em painéis de azulejo na Casa do Povo e no jardim Ernesto Morgado no Casal."

Sem comentários:

Enviar um comentário